Postagens

Mostrando postagens de 2018

O pioneirismo e as contradições da participação da mulher potiguar na política

Imagem
Andrezza Tavares, Diana Mendonça, Flávio Santos e Huldyana Paiva. Nas eleições de 2018, das 27 unidades federativas do Brasil, apenas uma elegeu uma mulher para o cargo de governadora. Fátima Bezerra, candidata pelo Partido dos Trabalhadores (PT), conquistou 54% dos votos válidos do Rio Grande do Norte, contra 46% do candidato do PDT e ex-prefeito da capital, Carlos Eduardo Alves. A eleição de Fátima, que até o momento ocupa o cargo de Senadora, é representativa não apenas por ter derrotado o candidato pertencente a uma das famílias de maior história política do estado, mas por ter superado o antipetismo, que é uma crescente no país. O PT governará em 4 estados - além do RN, estará à frente dos estados da Bahia, Ceará e Piauí - um a menos que a eleição de 2014. Como única representante feminina de governo no país, Fátima não terá muitas companheiras mulheres ocupando cargos no legislativo. Em 2019 o país terá 7 mulheres no Senado (54 vagas), na Câmara serão 77 (513 vagas...